Seja você mesmo; todos os outros já existem.
— Oscar Wilde.
Antes de começarmos a falar de truques, dicas e roupas eu quero lhe dizer que este é só um guia prático. Você não precisa, nem deve se não quiser, segui-lo cegamente. Ele foi criado com o intuito de te apresentar peças básicas e como elas podem multiplicar as possibilidades dentro do seu armário. O processo de construção da imagem vem de dentro, por isso sempre digo as minhas leitoras que o autoconhecimento é a chave para aflorar o estilo pessoal. As pessoas mais estilosas do mundo nem sempre são as que seguem um “padrão de beleza”. Na verdade, as mulheres mais estilosas do mundo são as mais confiantes! As que conhecem o seu estilo próprio e conseguem transmitir isso a cada passo. Elas se tornam suas próprias musas inspiradoras. E esta é a etapa mais importante de um processo de construção de imagem, se aceitar e se amar! Isso não acontece com um estalar de dedos, mas sim com paciência e praticando o auto amor e auto respeito diariamente. Feito isso nós estamos prontas para ler dicas, instruções e aumentar o nosso conhecimento sobre moda e como encaixa-la no nosso dia a dia. Reuni nas páginas seguintes algumas dicas infalíveis para você que quer ter um guarda-roupa enxuto, prático e com peças essenciais.

Ter um guarda-roupa ótimo é ter um guarda-roupa funcional, que nada mais é do que ter um armário que lhe caia bem. Com roupas e acessórios que contem a sua história, reflitam a sua personalidade de maneira adequada aos ambientes que você frequenta. O guarda-roupa ótimo vai além de uma quantidade X de roupas, ele traz a informação das suas crenças, do seu estilo pessoal e das suas prioridades. Por isso eu o nomeei assim! Porque o que é ótimo pra mim pode não ser o ótimo pra você e está tudo bem. O importante é conhecer suas preferências e respeitá-las, adequando as dicas as necessidades de cada mulher. Para te ajudar a pensar e estruturar um guarda-roupa ótimo que seria o ideal para você é interessante visualizar a pirâmide de distribuição do armário.
A ideia é bem simples: ter alguns itens de cada categoria para que você consiga um guarda-roupa funcional. Como na pirâmide de alimentos que você precisa ingerir proteínas, cereais, legumes e etc. Quando passamos essa ideia para a moda seria mais ou menos assim: ter peças básicas, de trabalho, que são tendências, etc. Para facilitar fiz um desenho esquemático para analisarmos. 5 O que vem logo a cabeça quando pensamos em guarda-roupa funcional? Ter peças básicas. Exato! 35% do seu armário pode ser de peças básicas. Outros 20% devem ser preenchidos com roupas para montar look de trabalho. É interessante colocar as peças de trabalho separada nesta pirâmide do guarda-roupa principalmente se o seu trabalho é mais formal e tem um dress code bem definido. As peças casuais são peças para compor com roupas básicas e que formam looks despretensiosos. Você pode reservar 10% do seu armário para roupas de sair , nesta categoria entram vestidos com bordados, sandálias de festas, etc. Roupas que você usa em ocasião especial. Outros 10% devem ser reservados para peças que são tendências da estação. Aqui estão incluídos modelos de sapatos, calças e bolsas que 6 estão em alta. Lembrando que: não vale a pena ter uma peça tendência da temporada no armário se essa tendência não condiz com seu estilo. Segundo a teoria da Pirâmide do guarda-roupa, 5% do seu armário deve ser reservado para acessórios e detalhes que dão um toque especial no seu look. Itens como lenços, colares, pulseiras entram nesta categoria. O interessante de ter um armário baseado na pirâmide é poder fazer looks com mix de peças básicas + peças tendências e o resultado é muito estiloso. Ele te possibilidade soltar a criatividade e ter novas ideias sobre como se vestir.
